Você realmente sabe o que Yeshua falou ao jovem rico?

20/08/2013 23:13

VOCÊ REALMENTE SABE O QUE YESHUA FALOU AO JOVEM RICO?

Por Tsadok Ben Derech

 

Geralmente, se alguém perguntar para um cristão se ele sabe o que Yeshua disse ao jovem rico, receberá a seguinte resposta: “Eu sei, foi dito ao jovem que vendesse todos os seus bens e doasse o montante aos pobres”. Esta resposta está correta, conforme Matityahu/Mateus 19:16-22. Porém, há um ponto-chave no diálogo que é olvidado por muitos: o Salvador disse que o jovem somente obteria a salvação caso guardasse os mandamentos da Torá:

“E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna?

E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Elohim. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.

Disse-lhe ele: Quais? E Yeshua disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Disse-lhe o jovem: Tudo isto tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?

Disse-lhe Yeshua: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me.

E o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.”

(Matityahu/Mateus 19:16-22).

 

O jovem quis saber o que deve ser feito para se alcançar a vida eterna, e Yeshua foi direto ao ensinar que ele deveria guardar os mandamentos da Torá, ou seja, a verdadeira fé é provada por meio da obediência, lição que foi repetida por Ya’akov (“Tiago”): “a fé por si mesma, se não for acompanhada de ações, está morta” (Tg 2:17).

Após enfatizar o Mashiach que deveria o jovem guardar a Torá, Yeshua enumera apenas alguns dos “Dez Mandamentos”: “não matarás, não cometerás adultério...” (versos 18,19). Ao ressaltar o rapaz que cumpria tudo isto, o Mashiach lhe aconselha a venda de seus bens e a doação do produto aos pobres, o que desagradou ao rico mancebo. O que Yeshua quis ensinar? Que o moço não cumpria o principal mandamento da Torá que é amar a YHWH acima de todas as coisas, uma vez que a riqueza tinha se tornado o “deus” daquele rapaz. Em outras palavras, no fundo, o rico homem descumpria o principal mandamento da Torá e ninguém herdará a vida eterna caso mantenha um status de desobediência intencional. Insta repetir a fórmula para se obter a vida eterna, de acordo com as palavras do próprio Salvador:

“Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.”

(Mt 19:17).

 

Contato

TSADOK BEN DERECH judaismonazareno@gmail.com