Significado do nome "Netsarim"

31/07/2013 04:27

O SIGNIFICADO DO NOME “NETSARIM”

 

Por Tsadok Ben Derech

 

Como afirmado em outro artigo, os israelitas discípulos de Yeshua eram chamados de membros do Caminho (At 9:2, 24:5,14 e 19:9,23) ou de netsarim (nazarenos):

 “Descobrimos que este homem [Sh’aul/Paulo] é uma peste. Ele é um agitador dos judeus pelo mundo todo. É o líder da seita dos NETSARIM [NAZARENOS].

(Ma’assei Sh’lichim/Atos 24:5).

 

De onde surgiu o nome “nazarenos”?

Deriva do próprio título atribuído a Yeshua, “o Nazareno”:

“e [Yeshua] foi habitar na cidade de Natseret, para cumprir o que foi dito pela boca do profeta: Ele será chamado Netseret [Nazareno].”

(Matityahu/Mateus 2:23, segundo o Manuscrito em hebraico de DuTillet).

 

No texto em epígrafe, está escrito que Yeshua seria chamado de Netseret (Nazareno) para cumprir o que foi dito pelo profeta, ou seja, a profecia de Yeshayahu (Isaías) 11:1-4:

“Do tronco de Yishai [Jessé] sairá um rebento [NETSER], e das suas raízes, um renovo.   

Repousará sobre ele o Espírito de YHWH, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor de YHWH.   

Deleitar-se-á no temor de YHWH; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos;   

mas julgará com justiça os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso”.

 

Ou seja, Yeshua é o rebento de Yishai (Jessé), sendo que a palavra “rebento” em hebraico é נצר (Netser), radical que forma a palavra Netseret (נצרת/Nazareno). Então, Yeshua é o Nazareno (= rebento/broto) que veio cumprir a transcrita profecia messiânica de Yeshayahu (Isaías). Por sua vez, “Nazarenos” (Netsarim) são os seguidores de Yeshua, o Nazareno.

Significativo destacar que rebento (“Nazareno”) é um broto que produz fruto. Consequentemente, os netsarim (nazarenos) devem dar fruto, tal como destacou o Mashiach:

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

Toda a vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” (Yochanan/João 15:1-2).

“Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?   

Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.   

Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.   

Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.   

Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.”

(Matityahu/Mateus 7:16-20).

 

Registra-se ainda que Netseret (Nazareno) provém do radical do verbo “natsar” (נָצַר), que denota “guardar”, “cumprir” e “vigiar”, muito usado no Tanach para expressar a guarda e o cumprimento dos mandamentos da Torá. Por conseguinte, “Nazareno” é aquele que cumpre a Torá. Citam-se alguns textos bíblicos em que a raiz “natsar” possui o sentido exposto:

“Todas as veredas de YHWH são graça e verdade para os que guardam [לְנֹצְרֵי] a sua aliança e os seus testemunhos.”

(Tehilim/Salmos 25:10).

“para que pusessem em Elohim a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Eohim, mas os seus mandamentos observassem [יִנְצֹרוּ].”

(Tehilim/Salmos 78:7).

Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Torá de YHWH.   

Bem-aventurados os que guardam [נֹצְרֵי] as suas prescrições e o buscam de todo o coração

(Tehilim/Salmos 119:2).

 

É patente que o radical נצר (natsar) está sendo usado em conexão com a guarda da Torá, razão pela qual se infere que os נצר'ם (netsarim/nazarenos) são aqueles que cumprem a Torá com todo o coração.

Por sua vez, “notserim” (נֹצְרִים) é outro vocábulo que se liga ao radical hebraico de “Nazareno”, e tem o sentido de “guardiões”, “vigias” ou “sentinelas” (Yirmeyahu/Jeremias 31:5 [31:6]):

“Porque haverá um dia em que gritarão as sentinelas [נצרים] na região montanhosa de Efraim: Levantai-vos, e subamos a Sião, a YHWH, nosso Elohim”.

 

Considerando que no hebraico antigo não havia sinais massoréticos, escreve-se da mesma forma os vocábulos “sentinelas” e “nazarenos”: נצרים. Logo, os nazarenos são as sentinelas e os guardiões da Torá.

Ante todo o exposto, resumem-se as seguintes acepções para netsarim (nazarenos):

a) aqueles que são discípulos de Yeshua, o Nazareno;

b) aqueles que são brotos, isto é, servem para dar fruto;

c) aqueles que guardam os mandamentos da Torá;

d) as sentinelas (ou guardiões) da Torá.

 

 

Contato

TSADOK BEN DERECH judaismonazareno@gmail.com